sábado, 3 de julho de 2010

Aprenda a fazer massagem cardíaca


1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.

3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.

4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.

5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.

6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.

7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

O Dr. Marcelo Calil Burihan atende nos hospitais Santa Marcelina e Santa Marina, leciona na Faculdade de Medicina de Santo Amaro e deu consultoria para esta reportagem.

Saiba Mais Sobre Gripes e Resfriados


As gripes e resfriados são infecções causadas por vírus e afetam qualquer parte das vias aéreas superiores (nariz, garganta, laringe, faringe, seios paranasais) e, eventualmente, das vias aéreas inferiores (traquéia e brônquios).
Dos inúmeros vírus que causam os resfriados, o mais comum é o rinovírus, do qual existem cerca de cem subtipos diferentes. Já a gripe é causada pelo Influenza e apresenta sintomas bem parecidos com os dos resfriados, mas com maior gravidade.
Portanto, apesar dos sintomas bem semelhantes e de serem ambas doenças causadas por vírus, gripe e resfriado não são a mesma coisa.

As fases das gripes e resfriados
Inicialmente, o vírus invade a mucosa do nariz, provocando inflamação, irritação, coceira e espirros. Esta invasão desencadeia uma série de reações do organismo que deixam a mucosa inchada, provocando obstrução nasal e secreção aquosa (coriza). Nesta fase, que dura de um a dois dias, podem ocorrer tosse seca, febre, mal-estar, indisposição, dor de cabeça e dores no corpo. Estes sintomas são menos acentuados nos resfriados comuns, mas muito mais intensos nos quadros de gripe.
Depois destes dois dias, os nossos mecanismos de defesa começam a ficar mais ativos e eficientes para o combate ao agente causador da doença. Os anticorpos destroem os vírus e começa a haver a eliminação de restos celulares, fazendo com que a coriza fique mais espessa e esverdeada. Mais tarde, ela se torna amarelada e a tosse fica mais "cheia" (produtiva), mas já começamos a nos sentir melhor. Esta fase pode durar de dois a oito dias. Ao final deste período, a mucosa volta ao normal.

Quando procurar um médico?
Como nós temos vários resfriados durante a vida, aprendemos a reconhecer seus sintomas e habitualmente conseguimos controlá-los. No entanto, existem algumas situações em que, apesar de os sintomas serem parecidos com os dos resfriados, devemos procurar um médico para nos certificarmos de que a doença não é grave e não exige maiores cuidados. Procure um médico sempre que houver:
dor de cabeça de forte intensidade ou com características diferentes das dores de cabeça que você costuma ter; febre acima de 39,5ºC ou que persista por mais de três dias; dor torácica, especialmente durante a inspiração ou tosse; expectoração com sangue; manchas no corpo acompanhando os outros sintomas;
dores na nuca; dificuldade para respirar; contato com pessoas com outras doenças infecciosas transmissíveis.

Um Pouco Mais Sobre Gripes e Resfriados

O que provoca essas doenças?
Não se sabe exatamente o que predispõe uma pessoa a contrair os resfriados, mas geralmente não existe uma relação entre "pegar friagem", tomar líquidos gelados, andar descalço ou dormir com cabelo molhado e os resfriados. Também não existe uma ligação entre o estado nutricional e a predisposição aos resfriados, que atingem crianças bem alimentadas tanto quando crianças desnutridas.
Parece, sim, haver uma relação entre o estado psicológico e a predisposição aos resfriados – ficamos muito mais vulneráveis a eles em momentos de estresse e depressão. Isto parece ser confirmado pela maior incidência de resfriados na segunda fase do ciclo menstrual, no caso das mulheres. Outro fator que certamente tem sua influência é a presença de alergias respiratórias – rinite, asma, bronquite, sinusite. Neste caso, a friagem e os líquidos gelados podem contribuir para que a pessoa contraia mais resfriados e gripes do que seria normal.

Como se prevenir?
É muito difícil "escaparmos" do contato com o vírus. Pegar ou não o resfriado vai depender do contato anterior com aquele vírus, do nosso estado psicológico e da presença de alergias respiratórias.
No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para ajudar na prevenção:
manter a casa sempre bem arejada; evitar permanecer em locais fechados com grande número de pessoas;
lavar sempre as mãos; evitar permanecer muito tempo em locais com ar condicionado; ingerir líquidos em grande quantidade (de preferência água e sucos); alimentar-se bem; exercitar-se regularmente;
evitar o estresse; não fumar ou ficar em locais com pessoas fumando; evitar locais muito poluídos.
Com isto, evitaremos boa parte dos resfriados, embora não possamos ficar imunes a eles.

E as vacinas contra gripes e resfriados?
Existem vacinas contra a gripe, mas não contra os resfriados. Elas podem ser administradas a partir dos 6 meses de idade, mas geralmente as crianças só as recebem em casos especiais: quando possuem alergias respiratórias, doenças do coração ou pulmão, ou quando estão internadas em instituições.
No caso dos adultos, há empresas que oferecem esta vacina a seus funcionários, o que apresenta bons resultados. É muito importante que os idosos sejam vacinados anualmente, devido aos riscos trazidos por complicações das gripes, principalmente pneumonias.
É importante lembrar que esta vacina é feita com os vírus mais freqüentes em um determinado ano. Por isso, no ano seguinte, esta mesma vacina não terá tanta eficiência e há necessidade de se receber uma nova dose.

Qual é o tratamento para as gripes e resfriados?
Como são doenças virais, não existe tratamento específico contra a gripe e o resfriado. Os antibióticos não têm nenhuma ação contra estes vírus e é inútil e prejudicial usá-los para isto.
O tratamento é apenas sintomático, ou seja, procura aliviar os sintomas: abuse dos líquidos – quanto mais a pessoa ingerir, mas fluidas ficam as secreções, dificultando o surgimento de complicações;
procure repousar para que seu sistema imunológico funcione mais e melhor; no caso de febre e dores no corpo, use analgésicos à base de Paracetamol (como, por exemplo, o Tylenol, pois, além de eficientes, são praticamente isentos de efeitos colaterais nas doses recomendadas, podendo ser usados mesmo por crianças pequenas, gestantes e durante a amamentação.

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet.

Como Combater a Dor de Cabeça


Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a enxaqueca não é apenas resultado de predisposição genética. Ela é provocada por uma associação entre o fator genético e agressões do meio ambiente. Para que haja uma crise, é preciso que existam causas externas, como estresse, excesso de gordura na alimentação, bebidas alcoólicas, sedentarismo, poucas horas de sono ou até mesmo excesso de medicamentos contra dor de cabeça.
Outra causa comum é a tensão nervosa, que pode provocar dois tipos de cefaléia: a enxaqueca e a chamada ‘cefaléia tensional’. Esta segunda é o tipo mais comum de dor de cabeça. Provocada pela contração dos músculos da parte posterior da cabeça e do pescoço, ocorre habitualmente depois que a causa da tensão acabou.
Dificilmente os problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, podem causar cefaléia. Quando ocorre, normalmente é uma dor que aparece depois de um esforço visual constante durante longo período, localizada na nuca e de forma latejante.
Quando surge uma crise de dor de cabeça, a primeira providência a ser tomada é identificar sua origem. Portanto, é importante consultar um médico para que ele avalie a gravidade e as causas de sua dor de cabeça. Tratando as causas, certamente haverá melhora dos sintomas.
Estresse, cansaço, poucas horas de sono, flutuações hormonais (incluindo o ciclo menstrual), mudanças bruscas de temperatura, luzes brilhantes, cheiros fortes, barulhos e emoções intensas são causadores de dor de cabeça em algumas pessoas. Durante as crises, procure relaxar num local silencioso e escuro. Use medicamento se as sugestões acima não fizerem efeito. Consulte seu médico a respeito de quais medicamentos você deve manter em casa.

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar dores de cabeça:

Uma alimentação correta é muito importante: não fique sem se alimentar por longos períodos, prefira verduras e frutas, evite o excesso de condimentos e faça refeições leves antes de dormir;
Tome muita água;
Evite álcool e refrigerantes;
Evite o cigarro;
Faça exercícios regularmente;
Procure dormir de acordo com suas necessidades;
Fique longe de fumaça ou perfumes fortes;
Evite estimulantes, como café, chá, chocolate e refrigerantes;
Evite tensões e causas de estresse.
Seguindo essas recomendações, as dores de cabeça serão menos freqüentes e menos intensas.

Obs.: Este texto foi extraído de pesquisas na internet.