sábado, 16 de março de 2013

beber água e melhora o raciocínio



Ficar só um pouco desidratado já compromete o trabalho dos neurônios e causa até irritação


Novo estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, aponta um motivo inusitado para bebermos bastante líquido ao longo do dia, e especialmente quando estamos lendo, estudando, escrevendo... Após acompanhar 51 voluntários submetidos a testes de atenção e lógica, os cientistas descobriram que mesmo uma desidratação leve - aquela que muitas vezes surge antes de a sede dar as caras - já atrapalha o raciocínio. Mais do que isso, o humor piora com a falta de H20 no organismo. "Todas as células do corpo precisam de água para funcionar, e as neuronais não são exceção", explica o fisiologista e autor da pesquisa, Lawrence Armstrong. "Sem hidratação adequada, as informações e os sentimentos acabam sendo processados de um jeito impróprio pela massa cinzenta", conclui.

A diferença entre os sexos
Não se sabe direito a razão, mas um tanque vazio induz respostas distintas na massa cinzenta feminina em comparação com a masculina. Enquanto as mulheres avaliadas na pesquisa americana apresentaram frequentemente cansaço, dores de cabeça e nervosismo, os homens sofreram mais com ansiedade e problemas de memória. Por outro lado, tanto a turma do Bolinha como a da Luluzinha reportaram bastante dificuldade de atenção.

Fonte: http://saude.abril.com.br

Calmantes Naturais




Se você anda nervoso e irritado e sente-se incomodado com tudo, saiba que, em momentos como esses, às vezes, uma simples xícara de chá pode produzir efeitos tranqüilizantes e inesperadamente eficazes.
Quase sempre surpreendendo até aqueles que não acreditam muito em fitoterapia ou nos poderes das ervas.
Por isso, leia em seguida uma verdadeira lista dos calmantes naturais mais usados, por seus efeitos tranqüilizantes, e pelo aroma e paladar deliciosos, que, com toda certeza, vão lhe ajudar a descobrir o sabor que mais lhe agrada, bastando um pouco de água quente + sua erva favorita + mel, a fim de obter os melhores resultados.

Conheça as ervas calmantes mais importantes e fáceis de encontrar

Papoula  – Use as sementes que funcionam como relaxante do sistema nervoso.

Camomila  – Deliciosa é uma planta que até o cheiro é calmante.

Ginseng – Usado em pó, é conhecido como um excelente antiestresse.

Capim-limão – Seu chá combate o nervosismo. Kava-kava – Usado sob a forma de cápsulas, geralmente é tomado pela manhã.

Erva-doce – Excelente tranqüilizante. Pode ser usada como chá de suas folhas ou sementes, além de sucos e outras delícias.

Cenoura – Pode ingeri-la crua ou mesmo cozida desde que no vapor, para que funcione como calmante, liberando todas as suas propriedades.

(Mulungu – Indicado nos casos de excitação nervosa, por restituir o sono natural.

Tília – Um combatente importante contra a tensão nervosa que não só provoca o sono, como também acalmando.

Valeriana – Suas folhas produzem um poderoso chá, que é muito bom e pode ser ingerido sem problemas por jovens e idosos.

Alface – Deliciosa, esta verdura, com folhas calmantes, é presença marcante em saladas e o chá de sua raiz um ótimo tranqüilizante.

Calmantes especiais: arruda e alfazema possuem em suas propriedades calmantes um composto que atua como auxiliar nos tratamentos da ansiedade, insónia e sistema nervoso, tendo ação sedativa e tranqüilizante.


Fonte: http://www.ervasbr.com