terça-feira, 27 de agosto de 2013

CATAPORA (VARICELA)



Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zóster. Altamente contagiosa, mas geralmente benigna, era uma das enfermidades mais comuns da infância antes do advento da vacina.
Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida. No entanto, ele permanecerá no organismo e, futuramente, poderá provocar uma doença conhecida como herpes-zóster, ou cobreiro.
Sintomas da Catapora
Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.
Contágio
A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas.
O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.
Tratamento
O tratamento visa basicamente a aliviar os sintomas. Como outras doenças transmitidas por vírus, não há muito o que fazer. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro.
Não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.
Adultos ou pessoas debilitadas, que se contaminem com o vírus da catapora, requerem cuidados especiais.
Vacinação contra Catapora
É recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Recomendações
* Vacine seu filho/a contra a catapora no primeiro ano de vida. Embora geralmente seja uma doença benigna, os sintomas são muito desagradáveis;
* Procure evitar contato direto com pessoas doentes;
* Não deixe a criança coçar as lesões para evitar infecções por bactérias. Não é tarefa fácil, porque a coceira é intensa;
* Não arranque as crostas que se formam quando as vesículas regridem;
* Mantenha o paciente em repouso enquanto tiver febre;
* Ofereça-lhe alimentos leves e muito líquido.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013


SINTOMAS DA PRÓSTATA


As doenças da próstata estão entre as mais comuns do sexo masculino, principalmente em homens acima de 50 anos. A identificação dos sintomas da próstata é importante para que o paciente procure ajuda médica precocemente.
Após a leitura deste texto, sugerimos que também leia nossos textos específicos sobre doenças da próstata:
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula, presente apenas no sexo masculino, localizada logo abaixo da bexiga, antes do início do pênis e à frente do reto. A uretra, canal que leva a urina da bexiga para a saída do pênis, passa por dentro da próstata como se fosse um túnel dentro de uma montanha.
A próstata tem um tamanho de aproximadamente 3cm de diâmetro e 15 a 20 gramas de peso. Faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluído que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.
Sintomas da próstata
As três principais doenças da próstata, câncer da próstata, hiperplasia benigna e prostatite causam sintomas semelhantes, que são decorrentes das suas características anatômicas.
Câncer de próstata
Qualquer aumento de volume da próstata já é suficiente para causar compressão da uretra, levando aos sintomas mais comuns, como jato urinário fraco e dificuldade para começar a urinar.
A compressão da uretra também é responsável por outro sintoma muito frequente: a nictúria, que é a necessidade de urinar diversas vezes durante a noite. O paciente precisa urinar durante a madrugada porque não consegue esvaziar completamente a bexiga, fazendo com que esta se encha mais rapidamente. Quando a bexiga está cheia ela consegue ter força para ultrapassar a obstrução causada pela próstata aumentada. Porém, quando a quantidade de urina começa a diminuir, já não há mais pressão suficiente para vencer esta barreira e o paciente para de urinar mesmo que ainda tenha algum volume de urina na bexiga.
Hiperplasia prostática
Outros sintomas comuns da compressão da uretra são a súbita necessidade de urinar, vontade de urinar mas não conseguir e interrupções no meio do ato de urinar. Todos esses sintomas descritos anteriormente se encaixam no termo prostatismo. A maioria dos pacientes com prostatismo tem hiperplasia da próstata, mas o diagnóstico de câncer deve sempre ser descartado.
Se a próstata crescer muito pode haver uma obstrução total da uretra, levando à retenção urinária. Quando a urina não consegue ser drenada da bexiga, ela acaba voltando em direção aos rins, um quadro chamado de hidronefrose. Está é uma complicação que causa insuficiência renal, e, se não corrigida a tempo, pode evoluir com lesão permanente dos rins (leia:INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento).
Hidronefrose
Outro sintoma comum é a disúria, dor ou ardência para urinar (leia: DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas). A impotência sexual também pode ser causada por doenças da próstata (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento).
Apesar das semelhanças dos sintomas, existem algumas informações que podem nos ajudar a distinguir uma doença das outras. Por exemplo, o câncer da próstata e a hiperplasia prostática benigna são doenças de pessoas mais velhas, enquanto que a prostatite pode ocorrer em jovens. A prostatite também costuma cursar com febre e dor pélvica.
O câncer da próstata pode ser “traiçoeiro” e crescer silenciosamente.  Dependendo do local que surja, o tumor pode crescer em direção contrária à uretra, não causando compressão da mesma. Nestes casos não há sintomas até fases avançadas da doença.
O exame de toque retal é importante, pois ele é capaz de distinguir, em muitos casos, a hiperplasia prostática do câncer de próstata. Na hiperplasia a próstata cresce de modo homogêneo, enquanto que no câncer é comum a palpação de um nódulo endurecido em um ponto da próstata.
Se o paciente não faz exames de rastreio para o câncer da próstata, é possível que só venha descobrir o câncer de próstata quando houver sintomas de metástases. O mais comum são as dores ósseas.
Todo paciente com sintomas sugestivos de alterações da próstata deve ser avaliado por um urologista. O exame de PSA associado ao toque retal e a ultrassonografia da próstata são essenciais para o diagnóstico correto. Quando há suspeitas de câncer, a biópsia da próstata é indicada.


domingo, 18 de agosto de 2013

Fibromialgia




Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. A fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas, mas pode estar associada a outras doenças reumatológicas o que pode confundir o diagnóstico.
Causas
A causa específica da fibromialgia é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
Sintomas
* Dor generalizada e recidivante;
* Fadiga;
* Falta de disposição e energia;
* Alterações do sono que é pouco reparador;
* Síndrome do cólon irritável;
* Sensibilidade durante a micção;
* Cefaleia;
* Distúrbios emocionais e psicológicos.
Diagnóstico
O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientá-lo.
Tratamento
O tratamento da fibromialgia exige cuidados multidisciplinares. No entanto, tem-se mostrado eficaz para o controle da doença:
* Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
* Atividade física regular;
* Acompanhamento psicológico e emocional;
* Massagens e acupuntura.
Recomendações
* Tome medicamentos que ajudem a combater os sintomas;
* Evite carregar pesos;
* Fuja de situações que aumentem o nível de estresse;
* Elimine tudo o que possa perturbar seu sono como luz, barulho, colchão incômodo, temperatura desagradável;
* Procure posições confortáveis quando for permanecer sentado por mito tempo;
* Mantenha um programa regular de exercícios físicos;
* Considere a possibilidade de buscar ajuda psicológica.