segunda-feira, 3 de maio de 2010

O que comer para dormir melhor?


Alguns casos de insônia são muitas vezes atribuídos a um distúrbio de natureza alimentar. As pessoas atribuem a dificuldade de não ter um sono reparador devido a distúrbios digestivos orgânicos "ou seja" doenças do aparelho digestivo que evidentemente pioram com uma alimentação inadequada.

Já vimos nesses comentários que quem tem refluxo gástrico tem uma queimação no peito, que piora com certas comidas picantes e muito gordurosas antes de dormir.

A pergunta básica é a alimentação ou a doença que causou a insônia, nesse caso. Muito difícil de definir, provavelmente as duas causas em conjunto. Muitas comidas( doces), refrigerantes, sucos causam fermentações intestinais que resultam em gases intestinais, que quando a pessoa deita, apertam a área cardíaca e dão pautações, que causam insônia.

Provavelmente não foi simplesmente a comida do ultimo jantar que causou o aparecimento dos gases, mas esse vilão é o mais recente. Gases intestinais são resultantes de uma longa serie de dias de alimentação inadequada.

Deve ser tratado com medicação e dieta
Evite jantar tarde, pois a digestão causa sobrecarga no organismo. Também não se deixe tentar pelos alimentos gordurosos ou picantes e aqueles que já sabem que provocam uma pletora( sensação de estufamento) estomacal.

Em relação às bebidas alguns cuidados podem ser observado, não bebe café, chocolate ou qualquer outra bebida estimulante à noite. A maioria das pessoas com problemas de insônia é geralmente sensível à cafeína. O Chá contem também uma substancia equivalente, chamada teobromina que para certas pessoas também é estimulante.

Abstenha-se de bebidas alcoólicas. Enquanto um drink pode causar temporariamente uma sensação de maior relaxamento e ate um pouco de sonolência, o álcool interfere com o ciclo de sono e pode fazer com que a pessoa adormeça rapidamente, mas acorde freqüentemente durante a noite ou tenha um ciclo mais superficial.

Alguns casos de insônia são de natureza alimentar, como, por exemplo, uma deficiência de ácido fólico, da família da vitamina B. Nesse caso, escolha uma dieta rica em vegetais, legumes e cereais. O magnésio, o zinco, o cobre, o cálcio e o ferro são importantes na duração e na qualidade do seu sono. Também prefira comidas ricas em L-tripofano, um aminoácido encontrado no leite, ovos, atum, queijo, galinha e peru.


PROFESSOR DR. JOSÉ KNOPLICH
Reumatologista, Doutor em Saúde Pública
pela Universidade de São Paulo, autor de vários livros,
dentre os quais o "Viva Bem com a Coluna que Você Tem", na 31ª edição com 190 mil livros vendidos.
http://knoplich.sites.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário