quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cisto pilonidal (cisto dermóide)


O que é?

O cisto pilonidal é uma inflamação que ocorre na região interglútea, na pele em cima do cóccix e sacro. Esta é uma doença que afeta mais comumente os adolescentes e adultos jovens, com o pico de incidência na terceira década de vida. O sexo masculino está acometido em 80% dos casos.

Como ocorre?

O termo pilonidal vem do latin pilus, que significa pêlo, e nidus (cisto), que significa ninho. Desta forma, é assim que o cisto pilonidal se desenvolve. O pêlo da região superficial ao cóccix e o sacro cresce para dentro da pele, funcionando como um corpo estranho, que causa um processo inflamatório e infecção subseqüente. Este corpo estranho se aproveitaria da vulnerabilidade da pele destes pacientes, e se aprofundaria nesta região, formando então, o cisto pilonidal.
O cisto pilonidal foi descrito pela primeira vez por um médico chamado Mayo, em 1883. Naquele período, se acreditava que o cisto fosse decorrente de um problema congênito da região. Atualmente a teoria mais aceita é de que o cisto pilonidal é realmente uma doença adquirida. A tendência que o cisto tem em recidivar é consistente com uma doença adquirida, já que caso contrário, a retirada do tecido mal formado resultaria na cura completa da doença.

Sintomas

Alguns pacientes são assintomáticos, mas apresentam uma pequena abertura na pele (orifício) da região sacro-coccígea, uns 5 cm acima do ânus. Os pacientes sintomáticos apresentam dor na região, edema (inchaço), vermelhidão, e saída de líquido purulento pelo orifício na pele. Em alguns casos, devido a intensidade do processo inflamatório e da infecção (abscesso), novos orifícios surgem na região, facilitando a saída espontânea do pus. Estes orifícios se comunicam por debaixo da pele, formando trajetos fistulosos, como se fossem “túneis”. Em alguns casos, devido a dor na região final da coluna (cóccix e sacro), algumas vezes o primeiro especialista a ser procurado é o ortopedista, que prontamente encaminhará o paciente ao proctologista.
Mais comumente, os pacientes apresentam saída crônica de líquido purulento pelos orifícios do cisto pilonidal, com períodos de melhora dos sintomas. Ao exame, os orifícios são observados, e algumas vezes é possível notar a projeção do pêlo através destes orifícios. Com a pressão manual sobre os trajetos fistulosos, é possível visualizar a saída de um líquido seroso e purulento.

Tratamento

O tratamento nos casos que se apresentam inicialmente como um abscesso da região deve ser a drenagem cirúrgica do abscesso, com a conseqüente retirada da secreção purulenta. Esta drenagem pode ser realizada com anestesia local, raquimedular ou geral, dependendo da intensidade do caso. Em alguns pacientes, este é o tratamento definitivo, principalmente naqueles acima dos 30 anos de idade. Deve-se salientar de que este tipo de evolução ocorre em menos de 40% dos casos submetidos a drenagem do abscesso. Os antibióticos têm pouco efeito nestes casos, e só devem ser utilizados em infecções graves ou em pacientes com comprometimento da imunidade.
No entanto, nos pacientes que apresentam a persistência do cisto, mesmo após a drenagem do mesmo, o tratamento cirúrgico está indicado. O procedimento cirúrgico ideal para estes casos é o que requer menor hospitalização, maior simplicidade técnica, e que tenha um baixo índice de recorrência da doença.
Nestes casos, indico em meus pacientes a abertura do cisto, a curetagem (raspagem) da parede interna do cisto, a retirada dos pêlos e a cauterização da região. Ou seja, o cisto é convertido em uma ferida aberta, que cicatrizará com o passar dos dias. Os trajetos fistulosos são identificados através de uma pinça que entra em um dos orifícios na pele e sai em outro. Em seguida, o trajeto é aberto. Um aspecto importante durante a preparação para cirurgia é a retirada completa dos pêlos da região. O mesmo procedimento também deverá ser mantido no período pós-operatório, mantendo-se uma área de 3 a 4cm sem pêlos a partir da ferida. A maior vantagem deste método é a sua facilidade técnica, e a maior desvantagem, o tempo de cicatrização (4 a 6 semanas).
Em geral, o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte ao da cirurgia, com orientação a respeito do curativo e sobre os analgésicos utilizados para o controle da dor. O curativo é realizado diariamente, com a lavagem da ferida com soro fisiológico, e colocação delicada de gazes. Desta forma haverá a cicatrização uniforme da ferida, até que em determinada fase desta cicatrização, a ferida estará quase fechada e não haverá a necessidade de colocação da gaze. É importante que o cirurgião ensine à pessoa que realizará o curativo o modo correto de realização do mesmo, evitando-se assim, dor desnecessária no momento da troca e melhores resultados.
Nos casos recidivados e já submetidos a este tipo de cirurgia, outras técnicas mais complexas podem ser utilizadas, como o fechamento da ferida no momento da cirurgia. No entanto, isto implica em um maior tempo de internação hospitalar e maior dificuldade cirúrgica, devendo-se assim, reservar este tipo de tratamento para casos selecionados.


Fonte: http://www.drfernandovalerio.com.br

83 comentários:

  1. A inflamação no cóccix pode causar sangramento ?????

    ResponderExcluir
  2. estudo muito bem feito é exatamente o que acontece comigo, obrigado pelas informaçoes ass;paulo sergo kohl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, sempre que precisar de alguma dica e eu pude ajudar conte comigo.

      Excluir
    2. Parabéns o Blog é muito interessante, continue escrevendo ;)

      Excluir
  3. Acabei de fazer uma cirurgia, saiu um tufo grande de cabelo. Que ser complicado somos né (hahahaha)

    Nota 10 para você.

    ResponderExcluir
  4. Operei a 35 dias, super tranquilo, no início precisa de alguém pra fazer o curativo, mas agora já consigo fazer sozinho. Não senti dores em nenhum momento, apenas um incomodo que impede de ficar sentado por muito tempo. Se alguém precisar de dicas sobre o curativo pode perguntar. Minha tia que é médica cuidou de mim nos primeiros 30 dias, não teve nenhum ponto de infecção ou algo do gênero que poderia agravar, o importante é fazer o curativo e a limpeza da forma correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô precisando fazer essa cirurgia tbm, algumas dicas seriam muito úteis... vc sabe quanto tempo tem q ficar sem praticar relações sexuais??? E hoje como está o ferimento, já fechou completamente?
      Bjuxxxx

      Excluir
    2. Eu tenho isso mais tive q drenar , rasgou e tirou TD o pus , será q mesmo assim preciso fazer a cirurgia?

      Excluir
    3. Eu tenho isso mais tive q drenar , rasgou e tirou TD o pus , será q mesmo assim preciso fazer a cirurgia?

      Excluir
    4. olá Denise,meu nome é Marília,fiz a cirurgia faz um ano e cinco meses... Sobre o cisto pilonidal, parece que eles só optam por cirurgia se voltar a inflamar denovo. ex: Na primeira vez que tive nem procurei o medico pq pensei que era algum furunculo ou algo do tipo, então tomei anti inflamatorios e desinflamou. Mas alguns meses depois nasceu denovo, então fui no medico e ele disse que ia ter que marcar cirurgia já que era a segunda vez que voltava. Então já que você drenou, é aguardar, se ele voltar acredito que vai ter que fazer cirurgia sim. E se for fazer, fique tranquila porque morria de medo de fazer, mas é de boa a cirurgia, você não vai sentir nenhuma dor, é só tomar cuidado na hora de fazer limpeza e curativos pra não pegar bacterias e vir a infeccionar. bjs

      Excluir
  5. edgar acho q estou com essa inflamaçao tambem,vou ter que dizer para minha mae para ver o que faazer

    ResponderExcluir
  6. Já várias vezes tive essa inflamação, acho que foi causada por uma batida no banco de um ônibus há mais ou menos quatro anos atrás, mas agora não tenho dúvidas estou precisando ir ao médico acho que preciso fazer está cirurgia, muito obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  7. bom tenho uma duvida, provavel que tenha que fazer a cirurgia tbm... alta do hospital é no dia seguinte, mais qnto tempo de repouso??? que minha maior preocupação é com a faculdade...qnto tempo durmir com a bunda pra cima depois da cirurgia??? agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz uns 2 meses parado total sem fazer nada.. é o jeito! estou com 1 mes e o buraco ta quase do mesmo jeito.. emprego esqueça vai ter que entrar pelo inss.

      Excluir
  8. Estou com essas dores há dois dias e verifico que está saindo pus. Estou grávida de 7 semanas, então pode ter sido causado pelos hormônios da gravidez ou, porque fico, às vezes, muito tempo sentada na frente do computador. Não é a primeira vez que sinto esta dor, lembro de já ter sentido há mais de 1 ano atrás... que médico devo procurar? Tenho medo de ter que fazer cirurgia...

    ResponderExcluir
  9. eu tenho esta doença, ja fiz a cirurgia , e estou em casa de repouso.. gostava de saber se posso fumar tabaco ? e posso fumar erva ?

    ResponderExcluir
  10. eu tenho esta doença e ja fiz a operaçao e estou em casa a descansar.. mas tenho me sentido extremamente mal disposta, desde que aacordo ate dormir ! so me apetece vomitar e vomitar !! ha algo que posso fazer para acalmar o estomagp ?

    ResponderExcluir
  11. Então, eu tenho esse cisto e já fui num dermatologista quando tive a pior das crises e ele me passou um antibiótico, que resolveu essa crise. Depois disso, eu nunca mais tive crises fortes, que foram resolvidas só com uma pomada. Só que nesses últimos três meses o meu cisto apareceu duas vezes, mas ele já começou sangrando. Isso é normal?
    Maria.

    ResponderExcluir
  12. o esclarecimento e correto no intacto acontece que meu marido fez operação ficou hospitalizado e tudo em 2011 e ficou normal após todos cuidados agora volta ter mesmo sintomas porque apareceu de novo. e tem dores imensas. Isso quer dizer que tera que operar de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu já fiz 3 cirurgias deste cisto. E estou com medo que o mesmo retornou.
      Fiz a primeira cirurgia com 15 anos e foi o método fechado, e ele retornou no espaço de um ano.
      Aos 16 fiz novamente o mesmo procedimento fechado e o cisto retornou.
      Aos 20 anos fiz o procedimento aberto, uma cirurgia de uns 13 centímetros.
      A um ano, 19 anos após a terceira cirurgia, a mesma abriu uns 8 centímetros. Fui ao médico, fiz exames de ultrassom, ressonancia magnética, 3 exames de cultura de secreção, tudo nesse espaço de tempo, e nada apontava para retorno do cisto, somente o rompimento da cicatriz.
      Depois de 19 meses lutando por uma cicatrização do buraco de 8 centímetros, o último buraquinho fechou no ultimo domingo, dia 11.11.2017, mas a noite mamãe ao fazer o curativo viu ele fechado, mas logo acima do mesmo abriu outro pequeno, menos de 1 cm, por onde vaza uma secreção que desde o início saia, e que não cedeu em algum momento.
      Estou preocupada com o retorno deste cisto, pois sei como é o sofrimento de uma cicatrização tanto da cirurgia aberta, quanto fechada, e o que mais me preocupa é que hoje sou diabética, o que não era a época das três cirurgias.

      Excluir
  13. Colegas,sofri anos com esse tal de cisto pilonidal. Ele vai e volta, o que descobri é o seguinte:- toda vez que ia tomar banho, depois que já estava ensaboado, lambuzava bem o local com sabonete, e deixava agir por alguns segundos, ou até minutos nos primeiros dias, antes de de me lavar, mesmo que nos primeiros dias estava inchado e dolorido. Depois de alguns dias foi diminuindo até desaparecer, e já fazem meses que não aparece. Em mim funcionou, boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é ilusão só sai realmente com a cirurgia! não tem sabonete e nem pomada milagrosa nao!

      Excluir
    2. isso é ilusão só sai realmente com a cirurgia! não tem sabonete e nem pomada milagrosa nao!

      Excluir
    3. desde os meu quinze anos sofro com esse cisto,hoje tenho quarenta e já passei por duas cirurgias,a ultima tem uns vinte anos hoje em dia a cicatriz abre e feixa costante,ando muito preocupada,temerosa

      Excluir
  14. Eu estou com estes sintomas fui no medico e estou com cisto na ''bunda'' tipo ta um pouco inchado e doendo pra caramba nao sai pus graças a deus.estou tomando cefalexina 1 cspsula de 6em6 h e ibuprofeno 3 comprimidos de 8 em 8 horas espero que adiante e eu nao precise de drenagem e nrm cirurgia pois estou com duvida por que fica aquele buraco e como a pessoa faz ad necessidades pelo risco de sujar a ferida com fezes e ate mesmo cair pelos na ferida e eu vi depoimentos de que demora 9 ou ate mais meeses para cicatrizar e como fica sera que deforma e a rotina do dia a dia e se eu me machucar ou adquirir qualquer lesao mesmo depois da retirada do cisto ele pode voltar a e so um aviso eu fiquei com esse problema depois de fazer sexo sentado no chao....... Por favor me ajudem com minhas duvidas eu estou desesperado obrigado ao anjo que me responder

    ResponderExcluir
  15. É exatamente o que acontece comigo. Eu tava querendo saber o que era, e agora resolvi ver na internet. Tua página é muio boa. Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Meu marido esta cm um caroco q vai no hospital tira e volta novamente

    ResponderExcluir
  17. tata.
    Eu tb tenho este problema já faz anos.fiquei uns 3 anos sem aparacer.agora via fazer dois anos que voltou e não sara.não cicatriza inflama direto. gostei do seu blog. pois eu vi que não sou só eu que tenho este bendito cisto.obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma amiga que tem lupos e sofre com esse problema, umas vezes resolveu com antibiótico, mas nas ultimas vezes mesmo com antibiótico teve de fazer drenagem, neste momento está a começar outra vez, ela não quer tomar antibiótico está à espera que amadureça para ir ao médico e espera que ele a opere e resolva de uma vez. Se algum médico ler, responda se ela está a agir corretamente.

    ResponderExcluir
  19. Tenho um quisto pilonidal e vou ser operado daqui a 4 dias queria saber quanto tempo até conseguir andar bem, porque passados 5 dias tinha que estar a trabalhar?

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber se este tipo de cisto nesta região impede uma gravidez!!!Pois tive este cisto, fiz a cirurgia a quatro anos atras e ate hoje nao consegui engravidar.Espero uma resposta de um profissional se possivel!!!

    ResponderExcluir
  21. Tenho esse cisto ah 5anos. Entao de 1ano pra ca ta crescendo muito rapido msm ja esta tamanho de bola de gude ou maior ja incomoda demais sentada deitada..ja esta percebendo um pouco nas roupas que uso é algo assim muito louco...fui nm gineco o cara.so passou exame pra sabr se é maligno ou benigno.agora estou gravida de 4semana...esperar qndo ter bb. Vou procurar soluçao ne...meu marido fala assim que ja deu vontade dele msm tirar....mais brincando...é horrivel..feio eu me sinto mal cm esse trem no rego da bunda ninguem merece..e nao doi nada so cresce...

    ResponderExcluir
  22. Bom gente, eu tinha o cisto a anos e não sabia, fui no medico uma vez quando era adolescente e a médica falou que era apenas um pelo encravado e mais nada...até que um dia em outubro de 2013 ele resolveu inflamar! Ficou do tamanho de uma bola de tenis de tão inchado e não estourou e nem saiu nada!! Nesse dia não consegui dormir! Fui no médico mancando e ele ja logo de cara falou que era um cisto pilonidal e tascou 15 dias de atestado e antibiotico! Na primeira semana melhorou um pouco, mas fui em outro medico que me receitou outro antibiotico mais forte! Resolveu o problema, mas ja aproveitei para agendar a minha cirurgia que foi feita em 19 de fevereiro de 2014! Perdi o carnaval, mas estou aqui firme e forte, fazendo curativo duas vezes por dia, é bem chato, mas necessário! A cirurgia foi bem tranquila, não senti dor nenhuma até o momento, nas duas primeiras semanas fiquei deitado de lado e evitava ficar sentado, hoje na terceira semana ja estou andando numa boa e consigo sentar direito, sim vai ter que repousar! Não da para fazer a cirurgia e querer ir trabalhar no dia seguinte, esquece! Então ja logo peguei 15 dias de atestado e na sequencia as minhas férias, totalizando 44 dias, espero que até la esteja bem para trabalhar numa boa e que isso não volte mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite !!! fiz essa cirurgia dia 20.03.2014...hoje já sento, mais que eu estou estranhando do lado direito do corte está inchado, no lado esquerdo está normal, minha pergunta isso e normal? peguei 15 dias de atestado e hoje estou no inss, só volto trabalhar 30.06.2014,Mode de tratamento pomada kollagenase, sóro fisiológico e gáses.

      Excluir
  23. Este quisto apareceu-me à três dias e rebentou esta madrugada. Hoje fiz drenagem e tenho um dreno colocado. O meu problema foi a drenagem. Levei dois frascos de anestesia local e não adiantou. Senti tudo como se fosse a sangue frio e foi muito doloroso. Tenho que fazer penso todos os dias e só espero que esta porra não volte.

    ResponderExcluir
  24. Tive esse cisto uns 20 anos atrás, passei por maus momentos. Fiz a cirurgia, até em hospital publico. Nesta época, demorou uns meses para cicatrizar, mas depois, fiquei curado, nunca mais apareceu. Força a todos que estão passando por esse momento difícil. Vocês vão conseguir.

    ResponderExcluir
  25. Fiz a cirurgia à 5 anos e estou com 27 agora, essa semana notei que existe um pequeno corte que esta sangrando bem pouco bom no local do corte cirúrgico, isso pode ser o cisto novamente ou é por motivo que a pele naquele local é mais fina e como faço academia pode ter machucado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      meu filho acabou de fazer esta cirurgia e em conversa com o médico ele disse que este cisto poderá ou não reaparecer após alguns anos, é bom ficar de olho para descobrir logo no inicio e fazer a cirurgia o mais rápido possível para não sofrer muito, pois quem já fez sabe muito bem como é. Abs.

      Excluir
  26. Oi...tenho esse cisto a alguns anos e preciso fazer essa cirurgia. Gostaria de saber se alguém aqui possa me indicar um hospital público que faça esse tipo de cirurgia.
    Desde já agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  27. Já tive esse cisto 3 vezes, nossa dói muito, a primeira vez que tive eu estava gravida de 5 meses, fui ao hospital e o médico disse que era uma bacteria passou uns antibioticos e depois de alguns dias ele sumiu, a segunda vez me deu eu estava com 20 dias de resguardo, nossa ficou enorme fui ao hospital di novo ai o médico olhou e disse que era um cisto, ai ele drenou, cara tinha tanto pus e como fedia, pensei que nunca mais teria, 1 ano e três meses depois nasceu di novo, só que esse estorou em casa, agora já faz 1 ano e graças a Deus até agora não senti mais nada.

    ResponderExcluir
  28. Oii, gente olha só a uma semana comecei ter essa dor horrível fui no médico era o tal do CISTO porém o médico me deu antibiótico e está passando graças a Deus já consigo sentar deitar de lado me vestir já consigo quase me abaixar.

    ResponderExcluir
  29. Posso fumar tabaco depois de ser operado?

    ResponderExcluir
  30. Fiz 4 cirurgias e o problema ainda volta ! não sei mais oque fazer ! =(

    ResponderExcluir
  31. Só o antibiótico funcionou pra vc? eu fiz drenagem e to rezando pra nao voltar...

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Eu fiz essa semana , ficou tão inflamado igual uma bola de tênis , AFF muita febre e muita dor ...espero que agora n volte mais ...

    ResponderExcluir
  34. Fiz a cirurgia a 6 meses e ainda não cicatrizou, fico muito no computador, sera que é por isso que não cicatriza?

    ResponderExcluir
  35. --
    Vou ter Q opera... ta com 2 semana Q meu tomor saiu..antes de vim a fura eu sentia mtas dores..não conseguia.. andar sentar.. mal deitava...

    Tenho Q me operar ����

    ResponderExcluir
  36. Queria saber se esse cisto em pede de engravidar ?

    ResponderExcluir
  37. Queria saber se esse cisto em pede de engravidar ?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia fiz minha cirurgia em 2012 já faz 4anos e agora estou sentindo um incômodo na região, o que pode ser

    ResponderExcluir
  39. desde os meus quinze anos sofro com essa doença ja passei por duas cirurgias,cicatrisol tudo bem hoje tenho quarenta anos o local da cirurgia abre e feixa contantemente ando muito temerosa,angustiada

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho já faz alguns meses... Logo de primeira notei inchaço, vermelhidão e um certo desconforto ao deitar de costas e sentar bruscamente.... Não sentir crise de dores... Estou tão habituada a ter alguma parte do corpo inflamado rsrs Mas de fato sempre volta fica inchado depois começo a sentir incomodo aí eu aperto e estoura.... Desse ultimo nossa como saiu líquido chega assusta... Estou passando pomada a base de antibiótico.... Quando tiver tempo e paciencia eu opero e tenho fé de me livrar de vez... Obrigada pela informação!

    ResponderExcluir
  41. Eu fiz a cirurgia dia 06 de junho, o medico deu 10 dias para tirar os pontos no caso seria dia 16 mas ao chegar no dia tava muito inflamado ainda, dai aguardamos mais para poder tirar os pontos foi me dado após o são João mas com alguns dias após o retirar dos pontos surge uma nova massa no local um médico amigo da família passou um novo remédio para ver se resolve, mas do jeito que ta se desenvolvendo rápido não é uma coisa muito boa penso eu, se você passa por problema assim não esconda por vergonha isso só vai piorar, o meu sisto passei 1 ano com ele, hoje estou muito arrependido.

    ResponderExcluir
  42. Olá, estou a experienciar um quisto destes pela primeira vez, fiz a drenagem há pouco mais de uma semana. Depois de ficar o fim de semana com o penso e o dreno, hoje a enfermeira disse-me que o buraco fechou com o dreno lá dentro. Não sinto dor nem desconforto mas estou preocupada. Mais alguém teve o mesmo problema ou algum conselho para o resolver? Obrigada.

    ResponderExcluir
  43. Fiz a cirurgia sábado dia 08/10/2016 levei 6 pontos, não sei quando vou poder fazer as coisas como antes

    ResponderExcluir
  44. Fiz a cirurgia sábado dia 08/10/2016 levei 6 pontos, não sei quando vou poder fazer as coisas como antes

    ResponderExcluir
  45. Olá meu nome é Pedro eu estou no começo deste pelo encravado perto da bunda hj foi se mexer I estorou pus e sangue eu queria saber se é uma boa notícia q vou sarar ou devo ir no médico n para de sair vc poderia mi dar uma informação por favor?

    ResponderExcluir
  46. Tbm tive esse cisto em 2003,fui ao médico e disseram que era furúnculo e nada de melhorar os dias foram passando e a dor piorando já não andava direito nem dormia de tanta dor, após 15 dias voltei as pressas ao médico com dores horríveis até desmaiei na porta do consultório e então fui diagnosticada com esse cisto pilonidal.Fiz uma microcirurgia no mesmo dia e drenagem,fui curada há 14 anos só que as vezes sinto desconforto ao sentar mas o caroço nunca mais apareceu graças à Deus.

    ResponderExcluir
  47. Olá, já fui operada duas vezes, no espaço de 8 anos e provavelmente uma outra 3!No espaço de 1 ano desde a última operação voltou a surgir inchaço dores e já está a deitar pus mas sem cheiro! Irei ter de ir ao médico novamente! Das duas operações a recuperação foi sempre com o buraco fechado 1mes de recuperação em ambas! O que é sempre é que já deviam de inventar alguma coisa em que fosse mais fácil e que existo desaparece se de uma vez por todas porque já satura por demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanis, assim como você já passei por várias cirurgias desse cisto.Três (3) mais especificadamente, as duas primeiras fechadas, uma em 1992 e a outra em 1993. Em 1997 fiz a terceira já com o procedimento aberto e com cirurgia cuja extensão era de 13 cm. Em 2016, a cirurgia abriu uns 8 cm, e venho desde então tentando cicatrização. O médico que acompanhou desde o início não viu nenhum sinal do cisto ter retornado, mas estou preocupada, pois se for ele, o cisto, enfrentar outra cirurgia é muito sacrificio, e o meu maior medo é que hoje sou diabética, o que pode prejudicar a cicatrização. Gostaria de poder trocar experiencia contigo. Caso se interesse meu e-mail é aycarvalho@hotmail.com

      Excluir
  48. Olá, já fui operada duas vezes, no espaço de 8 anos e provavelmente uma outra 3!No espaço de 1 ano desde a última operação voltou a surgir inchaço dores e já está a deitar pus mas sem cheiro! Irei ter de ir ao médico novamente! Das duas operações a recuperação foi sempre com o buraco fechado 1mes de recuperação em ambas! O que é sempre é que já deviam de inventar alguma coisa em que fosse mais fácil e que existo desaparece se de uma vez por todas porque já satura por demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz duas vezes tbm
      2015 e 2016 e essa semana voltei a ter os sintomas ..
      vou ter que cair na faca denovo

      Excluir
    2. Oi
      Como ficava o local da cirurgia?
      Fiz a minha tem 3 anos, e ainda sinto um incômodo no lugar, inchaço e tbm nao consigo ficar sentada por muito tempo. Estou com medo do cisto voltar...

      Excluir
  49. Eu estou com esse cisto!!! Porem o meu nasceu em outro lugar, onde faz o corte do parto normal, o que mais me apavora e que não vejo nem um caso igual o meu, a primeira cirurgia eu fiquei com muito medo os medicos não sabia me dizer o que era depois de tomar tantos antibiotico e nada resolver fiz a cirurgia dia 11/01/17 pois achei que estava livre me enganei saiu o resultado da biópsia e la estava esse nome cisto pilonidal, e então se passaram 2 meses e estou eu aqui me recuperando da segunda e em fim esta enchendo de pus estou tomando antibióticos mais pelo visto não melhorei nada, nada mesmo, meu caso esta bem complicado nem sei se isso tem cura estou desesperada.

    ResponderExcluir
  50. estou com esse mesmo caroço entre as nádegas, mas não sinto desconforto ao deitar ou sentar. já passei a mão na região e sentir um caroço pequeno...vou no medico semana que vem! até la devo tomar algum antibiótico ou anti-inflamatório?

    ResponderExcluir
  51. Fiz uma cirurgia a 3 anos atrás, meu cisto inflamou duas vezes, e é horrível a dor, parece que nunca passa. O "buraco" da cirurgia ficou bem grande quando eu fiz. Vejo uns comentários de que o cisto voltou, fico com muito medo, pois apesar de ter feito a cirurgia a um tempo, nao consigo ficar muito tempo sentada principalmente de jeans, minha cirurgia incha e dói, nao como o cisto, mas incomoda.
    Pra quem precisa fazer a cirurgia, aconselho fazer o quanto antes, é aliviante!
    É um pouco chato no começo os curativos, mas depois é tranquilo, só seguir as recomendações certinhas doa médicos.
    Se eu puder ajudar em alguma dúvida, e se alguém que fez a cirurgia e o cisto voltou puder me contar como foi, fico Grata.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camila

      Fiz minha cirurgia dia 2 de maio desse ano.

      Cirurgia tranquila, infelizmente não tive ninguém pra me ajudar no curativo, pois todos ficaram extremamente horrorizados quando viram o buraco.
      Infelizmente talvez por conta disso acabei esquecendo uma gazes só fui perceber no 3 dia. O Cheiro esta horrível, mas o medico só, não consigo ficar muito tempo sentada pediu pra lavar com cuidado e não deixar exposto (detalhe mesmo com esse descuido não inflamou)
      Foram longos 77 dias de recuperação mas tudo sem dor, me sinto aliviada de ter feito a cirurgia.
      Lado ruim pra sentar e ficar muito tempo doí na hora e na hora de levantar e pior ainda.

      Excluir
  52. Cisto pilonidal eh muito ruim,
    Fiz a cirurgia a um mês e até agora não tenho expectativa de melhora, a ferida ainda está um pouco aberta e muito feia.
    Segundo o médico depois de 40 dias eu poderei voltar as atividades do dia a dia como andar normalmente e ir a faculdade, mas sem forçar claro. Apenas depois de 90 dias que pode andar de moto, jogar futebol ,fazer academia.. segundo ele depois de 45 dias poderia fazer relações sexuais mas estou com um pouco de medo de fazer esforço e piorar.
    A minha cirurgia ficou fechada, o médico não fez aberta pois demora muito mais tempo pra cicatrizar apesar do risco de voltar. Não inventem de fazer isso pelo SuS pois eh uma cirurgia complicada que precisa de um acompanhamento constante do médico, não se pode brincar com esse tipo de cisto pois pode voltar.
    A solução para todo cisto eh cirúrgica. Não adianta espremer , tomar remédio, passar pomada. Enquanto não fizer a cirurgia não vai parar de voltar o cisto no seu corpo. Eu pensava que não precisava de cirurgia mas todos os casos precisam. O cisto eh uma bola que se forma na região da bunda e aumenta com o tempo, quanto mais tempo deixa pior fica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não tenho plano nem condições de fazer pelo particular, a minha realidade é o SUS!

      Excluir
  53. Mais se eu tenho esses sintomas e cisto pilonidal ou pode ser outra doença?Existem doenças parecidas??

    ResponderExcluir
  54. Mais se eu tenho esses sintomas e cisto pilonidal ou pode ser outra doença?Existem doenças parecidas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara eu tive algo parecido ! mais com um tempo sumiu! e não tomei nada ou fiz algum procedimento, sumiu naturalmente.. ! Mais aconselho ir ao medico!

      Excluir
  55. Eu tenho um na bunda , já fiz medicação , estive um mês de repouso e mesmo assim fiquei da mesma , na minha esperança pensei que ia ficar bem mas não , fui drenada fiquei bem passado 2 dias encheu novamente e acabou por rebentar sozinho , o médico na altura tinha me dito que ia ser operada mas a cirurgia não aconteceu porque disse que ainda estava muito "verde" , ainda hoje o tenho um pouco mais para cima de onde ele estava com mudança de tempo fico com dores e muito enchado mas fiquei esclarecida com o que li

    ResponderExcluir