sábado, 5 de dezembro de 2009

Derrame o que é? E como evitar.


Como todas as partes do corpo, o funcionamento adequado do cérebro exige o suprimento contínuo de oxigênio. Quando esse suprimento é interrompido, em poucos minutos os tecidos cerebrais começam a morrer e jamais se regeneram. É o que acontece durante um derrame.

Sintomas relacionados:
Paralisia ou entorpecimento de um lado do corpo ou rosto;
Tonteira;
Dor de cabeça frequente;
Visão turva e cegueira;
Confusão;
Dificuldade de falar;
Desequilíbrio;
Perda da consciência.

Causas:
Alimentação inadequada;
Fatores genéticos para o risco cardiovascular;
Tabagismo;
Diabetes;
Obesidade;
Hipertensão arterial;
Reposição de hormônios sintéticos.

Alimentos recomendados:
Siga uma dieta composta por alimentos integrais como frutas, hortaliças, cereais, leguminosas, peixes, nozes e sementes. Um plano alimentar rico em nutrientes e fibras reduzirá o risco da formação de coágulos sanguíneos. Os antioxidantes presentes nesses alimentos também neutralizam os danos provocados pelos radicais livres, diminuindo a suscetibilidade ao desenvolvimento de aterosclerose. O peixe não pode faltar na dieta, pois reduz o risco da ocorrência do derrame. Além disso, possui gorduras boas, que melhoram a circulação e atuam como diluentes naturais do sangue. Devem ser evitados alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans (carnes gordas, frituras e alimentos industrializados).

Suplementos nutricionais indicados:
Polivitamínicos, cápsulas de alho, óleo de peixe, policosanol (reduz colesterol total e aumenta HDL), vitamina E, gingko biloba, extrato de chá-verde e vitamina C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário