domingo, 6 de dezembro de 2009

Médico comenta necessidade de rapidez após acidente vascular cerebral


Desobstrução de artéria via rTPA só é efetiva nas primeiras 3 horas.
Mas, mesmo nos EUA, só 2% têm acesso a esse tratamento de ponta.


Quando atingido por um acidente vascular, o cérebro humano pode ser salvo se receber tratamento adequado e a tempo. Os acidentes vasculares cerebrais são causados quando uma artéria se rompe, sangrando dentro do cérebro, ou quando fica obstruída por um coágulo, impedindo o sangue de alimentar as células.

Existe um tratamento para desobstruir as artérias: trata-se da injeção de uma substância capaz de dissolver esses coágulos. O ativador tissular do plasminogênio, chamado de rTPA, atua sobre o coágulo e pode restaurar o fluxo natural de sangue.

Infelizmente, poucos pacientes recebem esse tratamento.

Mesmo nos Estados Unidos, segundo um trabalho realizado pela Cleveland Clinic de Ohio, somente 2% das vítimas de acidentes vasculares cerebrais recebem o tratamento com o rTPA.

No Brasil, mesmo nas grandes capitais, poucos hospitais conseguiram se organizar para receber os pacientes e conseguir iniciar o tratamento de pronto.

A principal causa para essa pequena utilização está no fato de que o tratamento só é efetivo se for administrado nas primeiras três horas após o início dos sintomas.
Um paciente tratado a tempo pode ficar sem déficits neurológicos

Além dessa razão, existem contraindicações ao método que devem ser respeitadas pela equipe que está atendendo à vítima do derrame (como é chamado o acidente vascular cerebral pela população).

Um paciente tratado a tempo pode ficar sem déficits neurológicos ou ter as consequências do acidente vascular bastante diminuídas.

Duas frentes de trabalho se apresentam: a população deve conhecer os sintomas de um acidente vascular cerebral e saber que o tempo é crucial para o desfecho dessa situação.

Por outro lado, as estruturas de saúde devem estar preparadas e equipadas do ponto de vista tecnológico e de pessoal especializado para prestar o atendimento imediato que essa emergência médica demanda.

Quais são os sinais que devem ser observados?

Perda súbita da força ou dos movimentos em um dos membros ou face, geralmente atingindo um dos lados do corpo
Perda da visão de um dos olhos de forma súbita
Dificuldade de equilíbrio do corpo para caminhar ou mesmo se manter de pé
Dor de cabeça súbita e muito intensa inesperada

Uma observação importante: todos esses sinais podem ocorrer de forma fugaz com recuperação espontânea, mas mesmo assim a avaliação especializada é indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário